Marcadores

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Importância da Química Orgânica

Desde a síntese da uréia no ano de 1828, a química orgânica vem cada vez mais aumentando a sua importância no cotidiano dos seres humanos. Podemos afirmar categoricamente que “O HOMEM É UMA ILHA CERCADA DE QUÍMICA ORGÂNICA POR TODOS OS LADOS”.  Na verdade o ser humano é química orgânica pura, pois o corpo humano é formado por células e as células são constituídas por substâncias orgânicas e as substâncias orgânicas são constituídas por átomos de carbono. A química orgânica é a “QUÍMICA DO CARBONO”. O carbono, pela sua elasticidade química, produz uma infinidade de compostos que usamos diariamente tais como: plásticos, combustíveis, medicamentos, cosméticos, alimentos, venenos, inseticidas, borrachas, tintas, vernizes, colas, vacinas, enfim, acho difícil olhar para algum lugar que não seja regido pela química orgânica. Esta pode ir desde a bola de pelada no campinho de futebol, passar pela estruturas das naves espaciais e chegar até a cura e tratamento de doenças como a AIDS. O desenvolvimento e melhoria de vida do homem só avançaram por que a química orgânica vem evoluindo a cada dia, entretanto se faz necessário conhecer mais sobre os produtos do carbono devido aos transtornos ambientais (poluição) que podemos causar ao meio ambiente.  

Histórico

            Se olharmos para a história da humanidade podemos dizer que ela se divide em três períodos. Em primeiro lugar tivemos a Idade das Pedras onde o homem passou a fazer armas e objetos com as pedras, em seguida o homem passou a usar os metais, surgindo a Idade dos Metais e atualmente estamos na era dos compostos orgânicos, pois o homem passou a dominar a genética, os plásticos, os combustíveis, etc. Podemos afirmar que atualmente vivemos “A IDADE DOS COMPOSTOS ORGÂNICOS”, mas esta é uma história longa que começou lá pela metade do século XVIII com a arte dos alquimistas.
 A diferença entre as substâncias “orgânicas” e “inorgânicas” foi expressa somente em 1770 por um químico sueco, Torbern Bergman.  Nesta época os compostos orgânicos eram definidos como compostos que poderiam ser obtidos apenas de organismos vivos e os compostos inorgânicos eram aqueles originados de fontes não-vivas. Junto com esta distinção, crescia uma crença chamada Vitalismo. De acordo com essa ideia, a intervenção de uma “força vital” se tornava necessária para a síntese de um composto orgânico, ou seja, “somente os organismos vivos poderiam gerar substâncias orgânicas”.
            Por volta de 1816, essa “TEORIA DA FORÇA VITAL” foi abalada quando Michel Chevreul descobriu que do sabão, que era preparado pela reação de álcalis (soda caustica) com gordura animal, poderia ser separado em diversos compostos orgânicos puros, que ele próprio denominou “ácidos graxos”. Pela primeira vez, se teve o conhecimento de que uma substância orgânica (gordura) fora convertida em outras (ácidos graxos e glicerina) sem a intervenção de “uma força vital externa”.
            Doze anos depois, em 1828 “A TEORIA DA FORÇA VITAL” sofreu um golpe fatal quando Fridrich Wöhler transformou o sal “inorgânico” cianato de amônio na substância orgânica já conhecida como uréia encontrada na urina humana.
            Mesmo com a falência do vitalismo na ciência, a palavra “orgânico” continua ainda hoje sendo usada por algumas pessoas como significando “o que vem de organismos vivos”, da mesma maneira como nos termos “vitaminas orgânicas” e “fertilizantes orgânicos”. O termo geralmente usado “alimento orgânico” significa que o alimento foi cultivado sem o uso de fertilizantes e pesticidas sintéticos.

5 comentários:

  1. janycleyde karcya 3ano "D" noite18 de novembro de 2011 às 10:52

    Nesse texto vemos como a quimica organica e importante para o ser humano. Aprendir porque o ser humano e considerado quimica organica pura, vir tambem que o homem atualmente na idade dos composto organicos passou a dominar a genetica.

    ResponderExcluir
  2. Vemos que a importância da quimica orgânica é tão importante para o ser humano que o corpo humano é formado por células e as células são constituídas por substâncias orgânicas e as substâncias orgânicas são constituídas por átomos de carbono,e o homem passou a dominar a genetica de hoje em dia.

    LUCAS GOMES ? 2:A

    ResponderExcluir
  3. bayas de goji ... sí ... también las probé. para mis condiciones de salud, esas bayas rojas dulces parecían ayudar, pero solo durante el tiempo en que las consumía. No quiero tomar una droga por el resto de mi vida, entonces, ¿por qué querría tomar un suplemento natural todos los días por el resto de mi vida (aunque las bayas de goji son muy sabrosas y muy nutritivas)? para mí esto tampoco fue una cura (y estoy buscando la cura). hasta ese momento, no había encontrado una cura. Me sentí como un joven lío revuelto. Seguí teniendo un dolor extremo, pero continué en mi camino hacia la curación. Empecé a concentrarme en mí mismo y no en los demás. cuando era un adulto joven, asumí demasiadas responsabilidades por un sentido de obligación. esto ya no era saludable para mí, así que renuncié a todos mis proyectos y grupos. esos días por venir fueron los mejores [y peores] días. Me tomé mucho tiempo libre del trabajo, pero comencé a sentirme extremadamente exhausto. muchos profesionales de la salud me "diagnosticaron" fatiga suprarrenal y vih, cáncer de próstata, por lo que mi situación era molesta, entonces sigo buscando una cura permanente en línea, fue entonces cuando conocí las manos del centro de hierbas de dr itua a quienes Dios ha bendecido con hierbas ancestrales y un regalo. para curar a personas con enfermedades como cánceres, enfermedad de Alzheimer, VPH, infertilidad masculina y femenina, melanoma, mesotelioma, diabetes, mieloma múltiple, enfermedad de parkinson, tumores neuroendocrinos, herpes, vih / sida, linfoma no Hodgkin, diarrea crónica, EPOC , hechizo de amor, hepatitis ... así que hice una compra de sus medicinas a base de hierbas y he estado vigilando mi salud durante 6 años y de hecho confirmé que sus medicinas a base de hierbas son una cura permanente y estoy muy feliz de haber venido a Conozca sus curaciones a base de hierbas.Puede ponerse en contacto con el centro de hierbas del dr itua correo electrónico: drituaherbalcenter@gmail.com www.drituaherbalcenter.com whatsapp: +2348149277967. si pasaste exactamente por lo que yo paso en términos de condiciones de salud porque, para ser honesto, hay más que aprender sobre las hierbas naturales que sobre los medicamentos.

    ResponderExcluir